Visto de estudante para o Canadá
Estudar fora do país é uma experiência maravilhosa. Mas antes de chegar lá, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente relacionados a burocracia. Cada país tem as suas regras, no Canadá não é diferente.
Quando o programa de estudo tem duração menor que seis meses, a pessoa deve pedir o visto de turismo. Alguns intercâmbios rápidos tem essa duração, portanto fica mais viável optar por esse visto.
O passaporte obtido deve ter validade de pelo menos 6 meses. O visto de turista pode ter validade de 10 anos, porém, o tempo máximo de permanência permitida no Canadá com o visto de turismo é de apenas 6 meses.
Etapas
Tendo isso em mente, você deverá seguir alguns passos. Confira a seguir:
Preenchimento de formulários
É preciso preencher alguns formulários. O IMM5257E é individual e necessário para todas as pessoas que solicitam. Ele pede todas as informações pessoais devem ficar claras e possui informações básicas como nome, endereço e nacionalidade. O IMM5713E é o formulário de autorização, para família em que todos os solicitantes devem assinar. Deve ser preenchido inclusive por pessoas solteiras.
Aos casados ou com filhos todos os dados das pessoas precisam estar no formulário, independente se viajarão também ou não. Por fim o IMM5645E é o formulário de informações familiares, também é requerido para todas as pessoas que solicitam. Ele é indicado para apresentar um representante para aplicações feitas online. É uma solução quando os membros da família acompanharão na viagem.
Criar Conta GCKEY online
É preciso criar uma conta online para ter o visto canadense. É o seu perfil validado no site da imigração. Os dados lá colocados são para comprovar que o solicitante é o mesmo da aplicação ou, ao menos, seu responsável legal.
São criadas quatro perguntas e respostas por questão de segurança. As combinações devem ser simples, pois o site sempre as solicita em acessos posteriores, de maneira aleatória.
Teste de elegibilidade
Nessa etapa são feitas perguntas sobre:
- Idade
- Nacionalidade
- Educação
- Habilidades com idioma
- Membros de família
- Experiência de trabalho
- Detalhes sobre ofertas de trabalho
- Rendimentos
O teste é todo em inglês, inclusive as perguntas e explicações. Caso a pessoa não domine o inglês poderá usar ferramentas de tradução, mas é preciso tomar muito cuidado. pois tradutores automáticos cometem erros o que podem te fazer preencher informações erradas.
O sistema de perguntas é bem dinâmico e dependendo das respostas algumas questões são ocultadas e outras surgem.
Nessa etapa, após a criação da conta, é preciso fazer o teste. São perguntas que definem o perfil e são pedidas pelo Governo do Canadá. A partir dele é possível saber se você é elegível.
As informações devem ser lidas com atenção e em seguida clique no botão azul “start my application”. Dependendo das respostas pode ser que peçam exame médico que precisa ser feito com médico credenciado ao governo canadense.
Existem médicos credenciados em Curitiba, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo.
Dependendo, também, das questões pode ser pedido que envie documentos relacionados a antecedentes criminais, apensar de ser incomum.
O link para preenchimento da elegibilidade é o seguinte: http://www.cic.gc.ca/ctc-vac/getting-started.asp
Em “start my application” a primeira tela pede informações básicas, como se o visto é turismo ou não. As perguntas seguintes dependem das anteriores. Ter algum familiar vivendo no Canadá é positivo para todo o processo.
Caso surja qualquer dúvida existe um ícone com ponto de interrogação branco, para obter mais informações no preenchimento de casa campo.
Caso você receba resposta desfavorável você pode reiniciar o questionário para ver se não preencheu nada errado.
Após o preenchimento deve-se clicar em “your document checklist” que apresenta os documentos que devem ser enviados para solicitação do visto e passos adicionais como taxas e outros formulários.
Lista de documentos
É repassado outro questionário no site e depois o Consulado define quais são os documentos necessários.
Anexar documentos
Depois de reunir todos os documentos é preciso anexar todos eles no formato correto e em um único arquivo.
Existe um prazo de dois meses para o envio. Os arquivos precisam estar nos formatos correto e caso não tenha algum não é possível seguir para a próxima etapa. Tenha muita atenção para que todos os documentos estejam corretos, pois uma vez enviados não se pode modificar.
Pagamento da taxa de visto
O pagamento da taxa é de 100 dólares canadenses e só pode ser feita por meio do cartão de crédito. Pode ser feito com cartão internacional VISA, MASTERCARD ou AMERICAN EXPRESS. É preciso a assinatura eletrônica.
Envio do passaporte quando o visto é aprovado
Depois da data do pagamento o Consulado demora de 8 a 20 dias úteis para dar a resposta solicitada no site. Eles o fazem por meio de uma carta anexada no processo. Quando o visto é negado é enviada uma carta com os motivos e basta corrigir os erros e reenviar.Agora quando é pedido o passaporte, normalmente quer dizer que deu tudo certo. Basta enviar o documento via correio para VSF Global, que é autorizado do Consulado Canadense.
É preciso efetuar o pagamento de taxas de transmissão do passaporte, taxas de devolução do passaporte e SEDEX. Elas podem ser feitas no Banco Santander. O passaporte pode ser mandado com a carta de aprovação impressa no e-mail da resposta imigratória e comprovantes de quitação dos valores.
Como foi possível perceber, não se trata de um processo simples. Por isso planeje com muito cuidado, independente se você for para passear, trabalhar ou estudar. Com todo o processo feito com cuidado, dificilmente você terá problemas. Dessa maneira poderá aproveitar para tratar de outras questões pertinentes a sua viagem.
Converse com pessoas que já fizeram o processo, elas podem te dar dicas para não se perder durante ele e facilitar o entendimento de etapas que ficam confusas. O consulado canadense também poderá auxiliar a tirar as suas dúvidas se for necessário.
Boa viagem e boa sorte!