Esta é a conclusão a que chegou o pesquisador Daniel Parent em seu estudo sobre o balanço migratório vivido pelo Quebec nos últimos 30 anos.
Desde que o Quebec depende em grande parte da imigração para combater os graves problemas demográficos que começou nos anos 60, o fenômeno da partida do imigrante recém-chegado para outras províncias é importante.
A pesquisa concluiu que o principal obstáculo que os imigrantes estão encontram em Quebec é econômico porque eles tem mais dificuldade de encontrar emprego em Quebec do que Ontário, mesmo os imigrantes com mais escolaridade.
Além disso, a taxa de desemprego para os imigrantes recentes é maior em Quebec do que em Ontário, apesar do fato de que os imigrantes recém-chegados são geralmente mais escolarizados do que os Quebequense nativos.
Por outro lado, o estudo nos diz que em Quebec, assim como em outras províncias, a população imigrante aumentou mais do que os cidadãos nativos, entre 1981 e 2006. A proporção de imigrantes que sabem francês também aumentou de 65% em 1981 para quase 75% em 2006.
[hr style=”2″ margin=”35px 0 40px 0″]