Processo de Imigração pelo Federal

Processo de imigração – Federal (Express Entry)

O processo de imigração para trabalhadores qualificados pelo governo Federal está cada vez mais difícil, restrito e complicado. O Governo canadense anunciou em 2015 a criação do Express Entry, um novo sistema de imigração.

O que é o Express Entry?

Express Entry é o novo sistema eletrônico de seleção utilizado pelo Governo canadense para selecionar trabalhadores qualificados que queiram imigrar para o Canadá como residente permanente.

O Express Entry unifica o processo de seleção das seguintes modalidades de imigração:

– Federal Skilled Worker Program
– Federal Skilled Trades Program
– Canadian Experience Class

Como funciona o Express Entry?

 

Resumidamente, os candidatos submetem um perfil online a um banco de dados que os classifica de acordo com um sistema de pontos baseado nas qualificações de cada candidato. Os candidatos com maior pontuação recebem o convite do Governo Canadense para dar entrada no visto de residente permanente.

As províncias e territórios canadenses poderão também selecionar candidatos a partir da base de dados do Express Entry.

Quais são as etapas do Express Entry

Etapa 1 – Verifique se você pode apresentar uma demanda

O Governo Canadense disponibiliza uma ferramenta online para que você possa avaliar sua admissibilidade ao programa Express Entry.

Em Inglês
Em Francês

Você vai precisar de aproximadamente 15 minutos para completar a avaliação. Quando você chegar ao final, um número de referência será exibido na tela. Anote esse número. Você vai precisar dele mais tarde quando for criar o seu perfil.

Etapa 2 – Preencher o formulário online para a criação do perfil

Nesse formulário você deve fornecer informações relativas aos seguintes elementos:

– Competências;
– Experiência profissional;
– Domínio do inglês ou francês;
– Escolaridade;
– Outras informações adicionais.

Os candidatos que responderem aos critérios farão parte da base de dados do Express Entry.

Os candidatos que não tenham recebido uma oferta de trabalho devem se registrar no Banco de Empregos e Desenvolvimento Social do Canadá – ESDC (sigla em inglês).

Etapa 3 – Convite para apresentar a demanda de residente permanente

Os candidatos com as maiores pontuações nessa base serão convidados a aplicar para a residência permanente.

Os candidatos serão classificados através de um sistema de ponto chamado Sistema de Classificação Global. Os pontos são atribuídos de acordo com o perfil do candidato.

Todos os candidatos aceitos ao Express Entry receberão uma pontuação de até 1.200 pontos com base em quatro critérios principais:

A. Fatores básicos / capital humano (máximo 500 pontos para um candidato solteiro e 460 pontos para um candidato casado ou em união estável)
B. Fatores relacionados ao cônjuge ou parceiro (máximo 40 pontos)
C. Fatores relacionados à transferência de competências (máximo 100 pontos)
D. Pontos de bônus (máximo 600 pontos)
No caso do candidato ter recebido uma oferta de emprego de uma empresa canadense ou ter sido selecionado por uma Província ou Território canadense, ele pode ganhar 600 pontos extras.

Acesse o link abaixo para mais detalhes sobre os critérios de pontos dos elementos descritos anteriormente:

Critérios do Sistema de Classificação Global

 

Perguntas Frequentes

 

1. Por que o processo é chamado de Express Entry?

O governo do Canadá pretende tratar os pedidos de residência permanente no prazo de 6 meses a contar da data que o candidato enviou o a solicitação de residência permanente após ter recebido um convite.

 

2. Os candidatos precisam fazer teste de proficiência de idioma?

Sim, todos os candidatos precisam fazer um teste de idioma, a fim de determinar as suas aptidões linguísticas. Os candidatos devem apresentar os resultados dos testes de idioma válidos obtidos nos últimos dois anos.

 

3. Os candidatos sabem o total de pontos e a sua classificação na base do Express Entry?

Os candidatos conhecem os seus pontos totais, mas não sabem a sua posição dentro da base. No entanto, é possível saber a pontuação mínima utilizada para a seleção dos últimos candidatos. Você pode conferir a lista completa dos rodadas passadas no link abaixo:

Resultados do Express Entry: Convites das rodadas anteriores

 

4. Quando tempo o perfil do candidato permanece da base do Express Entry?

Cada perfil permanece da base por um período de 12 meses ou até receber um convite para aplicar para a residência permanente. O que acontecer primeiro.

Se depois de 12 meses o candidato não receber um convite do governo canadense para aplicar para a residência permanente, o candidato deve criar um novo perfil se desejar continuar na base do Express Entry.

 

5. Existe uma taxa para apresentar um perfil no Express Entry?

Não há taxa para apresentar um perfil. No entanto, os testes para avaliação do idioma e para a validação dos diplomas é realizado por empresas que cobram por esses serviços.

Se você for convidado a aplicar para a residência permanente, você terá que pagar a taxa de processamento para enviar o pedido. A taxa atualmente é de 490 dólares canadenses por adulto. Mais detalhes você pode encontrar no link abaixo:

Taxas do processo de imigração

 

6. O que é o banco de empregos (Job Bank)?

É uma ferramenta de busca de vagas abertas em todo o Canadá. Ela ajuda a candidatos a se conectarem a empregadores canadenses com base em suas habilidades, conhecimentos e experiências.

Rolar para cima